Renato Cardenali Martines

CAMINHO

1992

1994​​

Em 1994, formei-me em Radio e TV pela Fundação Arnaldo Alvares Penteado – FAAP, a partir daí comecei a realizar diversos trabalhos produzindo cases em emissoras e produtoras de vídeos.
Ainda neste ano, tive o prazer de trabalhar ao comando da consagrada Leonor Corrêa, na produção de comerciais do Pão de Açúcar, Extra, Jumbo Eletro e outros, na produtora Station Produções​.
Tudo começou em 1992, quando iniciei meu primeiro trabalho nos estúdios da Rádio e TV Bandeirantes, no departamento de esportes da rádio AM. 
Neste período, vivenciei momentos enriquecedores, de muito aprendizado e desenvolvimento profissional ao lado da produtora Claudinha, uma profissional responsável, agitada e inteligentíssima.

1996​​​​​

1998

Quase perto do término da novela, fui convidado por Marcus Cacais, diretor artístico da Rede Mulher, para fazer parte da equipe de produção do programa feminino “Ser Tão Mulher”, apresentado por Sula Miranda.
Na emissora, realizei diversos trabalhos de produção, entre eles, o programa “Mulheres em Foco”, apresentado pela Claudinha Pacheco e apoiei os programas “Saúde Feminina”, “Brasil Logística”, “Eu , Tu e Eles”, entre outros.

Na sequência, comecei uma jornada na produtora Casa de Vídeo, produzindo vídeos institucionais e motivacionais. Além de realizar a assessoria de imprensa da novela “Acampamento Legal”, exibida na Rede Record.

2004

2008

Enquanto estava na emissora, fui convidado pelo publicitário Décio Clemente para atender e coordenar a área de RTV da DClemente Publicidade. Executamos um belo trabalho com os infomerciais da SKY e DirecTV, apresentado por Rodrigo Faro.
Coordenei e dirigi também, a série de eventos esportivos “Líderes em Campo”
Depois de alguns anos na agência, fui convidado por Marcus Vinicius Alexandre, diretor e proprietário da produtora Studio 94, onde mais uma vez, tive o prazer e a oportunidade de desenpenhar as funções de diretor, coordenador de produção e produtor executivo, além de ser o responsável pelo atendimento da produtora.
Produzimos comerciais de TV, vídeos institucionais, promocionais e  eventos.

2016

2017

Em 2008, recebi a indicação da apresentadora Cláudia Pacheco à direção do programa "Mulheres", apresentado pela talentosa Cátia Fonseca.
Neste período, tive diversas experiências, tais como a produção de pautas, direção de externas, de estúdio e assistente de direção. 
Depois desta trajetória de experiências significativas como gestor de produção e direção de programas de TV, vídeos e eventos, percebo que  o meu propósto consiste em gerar valor, pois acredito que são as conexões de negócios que transformam dores em resultados criativos e inovadores.

AGORA